quarta-feira, 27 de março de 2013

Igreja de Laodicéia - Nem quente e nem Fria!!!


O vale de Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais: Colossos, conhecida por suas fontes de água fria, Hierápolis, conhecida por suas fontes de águas termais, e Laodicéia, conhecida por sua igreja morna, que causou enjôo no seu Senhor, Jesus Cristo.

Ao Anjo da Igreja em Laodicéia (3:14-22)

A igreja em Laodicéia: A igreja em Laodicéia é citada no Apocalipse e na carta de Paulo aos colossenses (4:13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (Cl 4:13) ficavam no vale do rio Lico. Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia.
Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Foi conhecida como um centro bancário. A região produzia lã preta (3:18) e um tipo de colírio para os olhos.

1- Conheço as tuas Obras:

Como dono da Igreja, o Senhor revela aos crentes em Laodicéia o Caráter deles.
 
  • Caráter é “tudo aquilo que fazemos quando ninguém nos vê, o que na verdade, define quem realmente somos”.

O Apostolo Paulo ao escrever a sua carta aos Filipenses 4:08 deixa bem claro como deve ser nosso pensamento, atitude, comportamento, em outras palavras, nosso caráter como igreja em Cristo.

2- Nem és morno ou frio:

Um dos maiores problemas da Igreja de Laodicéia era o ORGULHO.
 
  • ORGULHO é: Sentimento de satisfação pela capacidade de realização de algo.

Uma Igreja orgulhosa em seus feitos pode:

a) Menosprezar seus membros fazendo com que eles desviem
b) Arruinar ministérios
c) Trazer ira dos irmãos da congregação
d) Afastar novos convertidos

3- Estou a ponto de vomitar-te da minha boca

A situação da igreja de Laodicéia era tão repugnante que a vontade de Cristo era expulsá-los da sua presença.
Quando deixamos de obedecer à palavra de Deus e começamos a achar que somos bons suficiente e que não precisamos da ajuda do Senhor, nossas atitudes, palavras, ações são como esterco para nosso Deus.

Uma Igreja que deixa de ser dependente do Senhor, ela:

a) Não evangeliza (Mc 16:15)
b) Não se santifica (1Pe 1:15)
c) Não busca os dons (1Co 12:31)
d) Não vive o que prega (Tg 1:22-24)
e) Perde as almas que aceitam a Cristo como seu único e suficiente salvador *

4- Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu

Cristo revela para eles que toda aquela força que a Igreja de Laodicéia tinha, suas habilidades, suas ideologias não serviam para nada.
Não basta ter diplomas, ser um excelente pregador, cantor, líder, precisa ser humilde e fazer a obra com amor e dar o melhor para Deus.

Os crentes de Laodicéia eram semelhantes à “bruxa do chapeuzinho vermelho”.

Espelho, espelho meu, diga-me: Existe alguém mais SANTO do que EU?
Espelho, espelho meu, diga-me: Existe algum PREGADOR melhor do que EU?
Espelho, espelho meu, diga-me: Existe algum LÍDER melhor do que EU?
Espelho, espelho meu, diga-me: Existe algum CANTOR melhor do que EU?
Espelho, espelho meu, diga-me: Existe algum TOCADOR melhor do que EU?

5- Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Não houve elogios de Cristo para os Crentes em Laodicéia, apenas um conselho:

a) Comprar de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual, e vem exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo.

b) Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça.

c) Comprar de Jesus colírio para os olhos. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus (Mt 15:14; 23:25-26). É o mesmo problema de qualquer um que se esquece da importância do sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo (2 Pedro 1:9).

6- Eu repreendo e disciplino a quantos amo

A correção que vem de Deus é uma manifestação do seu amor (Hb 12:4-11). Quando Deus nos corrige, devemos aceitar a disciplina como ele deseja, para o nosso próprio bem. Ele quer nos conduzir ao arrependimento e à plena comunhão com ele. A disciplina aplicada pelos servos de Deus deve, também, ser motivada pelo amor (Hb 12:12-13). Esta atitude deve guiar os pais que corrigem os seus filhos (Pv 13:24), e os cristãos que corrigem os seus irmãos na fé (Tg 5:19-20; 2 Co 2:5-8).

7- Sê, pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A solução ao problema dos discípulos em Laodicéia não seria meramente algumas mudanças externas. Precisavam do zelo para com Deus para se arrependerem.

Jesus pôs uma porta aberta diante da igreja de Filadélfia, mas a igreja de Laodicéia colocou uma porta fechada diante de Jesus! Ele bate, mas não força ninguém a abrir a porta. Ele chama, mas depende dos ouvintes atender à voz dele. Este versículo reforça o entendimento do livre arbítrio do homem. Jesus oferece a salvação a todos, mas cada pessoa toma a sua própria decisão.

Os vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo. Tal honra não seria para os orgulhosos e auto-suficientes, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Fp 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário