quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O HOMER SIMPSON É UM CATÓLICO



Os Simpsons, desenho assistido por mais de 18 milhões de espectadores semanais só nos Estados Unidos, já faz parte da cultura americana tanto que a marca registrada de Homer Simpson Doh! foi adicionada ao Dicionário de Oxford da língua inglesa. Várias vezes ouvi comentários de que o desenho não é para criança. Concordo. Sua crítica social transmitida em horário nobre se assemelha bastante às críticas de Beavis and Butt-head, South Park e Futurama, animações exclusivas para adultos. Os temas abordados por eles contém uma densa reflexão filosófica que pode confundir a mente infantil, sem falar das sacanagens. Para eles os limites da moral não existem. Tanto faz roubar, matar, adulterar, desde que a vida seja vivida. Sem os ditames da consciência, da religião e da sociedade tudo pode acontecer.

Por trás daquelas imagens coloridas típicas dos desenhos animados estão mentes que estimulam a “libertação" da sociedade ocidental. Uma libertação que resulta no tudo pode, tudo é lícito, permitido, basta querer. Dos desenhos ingênuos os Simpsons só herdaram as cores. O restante é um convite para refletir sobre a desconstrução dos valores morais que norteiam a sociedade.

O jornal do Vaticano “L’Osservatore Romano”, publicou que o seriado animado dos Simpsons explorava assuntos como família, educação, comunidade e religião. O jornal ouviu um padre jesuíta chamado Francesco Occhetta que deu a sua opinião acerca de um episódio que foi ao ar em 2005, chamado “O pai, o filho, e a Estrela Santa convidada”, no qual Bart se converte ao catolicismo. Diante da análise feita pelo padre, a conclusão foi: “Homer Simpson é um verdadeiro católico!

Com essa conclusão pode-se ter um ideia da imagem dos crentes católicos na mente de muitos padres. A verdade é que existem muitos “Homers” no catolicismo, especialmente em nosso país. Aqui no Brasil ser católico é uma questão de tradição. Basta que a família tenha um antecedente católico e logo se estar convertidos à fé, sem nenhum comprometimento maior. Daí muitos professarem ser católicos, no entanto vivem uma vida devassa, escravizadas por todo tipo de pecado.

Num determinado capítulo, Homer recebeu uma visita de Deus e o descreveu da seguinte forma: "Dentes perfeitos. Perfumado. Sempre age com classe." Isso mostra claramente a visão materialista que as pessoas têm de Deus: Estão interessadas somente no que ele tem de bom pra dar. Os Simpsons, uma vez foi condenado por George e Barbara Bush além do antigo Secretário de Educação William Bennett.

Mark Pinsky um repórter de assuntos religiosos escreveu um livro intitulado: O Evangelho Segundo Os Simpsons: A vida espiritual da família mais animada de mundo. Pinsky, vê na série animada e irreverente, uma reflexão do papel da religião na vida familiar americana. Em suma, a religião é um meio eficiente de esquecer os revés da vida e ganhar dinheiro fácil.


Não é diferente do que tem acontecido em muitas igrejas evangélicas no Brasil. Nos grandes centros neopentecostais temos visto um crescimento alarmante de evangélicos nominais que só refletem acerca da sua condição diante de Deus quando precisam dele. São as “Sanguessugas [...] dá, dá” (Provérbios, 30.15). Basta que os problemas se resolvam e logo cessa também sua espiritualidade.

Cuidemos para que não nos tornemos “Homerianos”. O chamado de Deus exige de nós mais do que uma freqüência nos cultos, ele requer uma vida de temor, que ilumine as trevas de um mundo entenebrecido pelo pecado.”

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
O Evangelho Segundo os Simpsons
Marky Pinsky
Fonte Editorial

OVELHA TAMBÉM É $

Infelizmente é assim que algumas pessoas olham para o seu rebanho...


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SALMO 23 DOS MINEIROS KK



O sinhô é meu pastô e nada há de me fartá
Ele me faiz caminhá pelos verde capinzá
Ele tamém me leva pros corgos de água carma

Inda que eu tenha qui andá
nos buraco assombrado
lá pelas encruzinhada do capeta
não careço tê medo di nada
a-modo-de-quê Ele é mais forte que o “coisa-ruim”

Ele sempre nos aprepara uma boa bóia
na frente di tudo quanto é maracutaia

E é assim que um dia
quando a gente tivé mais-pra-lá-do-qui-pra-cá
nóis vai morá no rancho do sinhô
pra inté nunca mais se acabá...


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SATANÁS; SUA ORIGEM, OBRA E DESTINO

Nenhum crente na inspiração plenária das Escrituras pode duvidar da existência de um diabo pessoal. A realidade de semelhante entidade está indelevelmente estampada nas páginas do Santo Escrito. "Não podemos negar a personalidade de Satanás, exceto sobre princípios que nos compeliriam a negar a existência de anjos, a personalidade do Espírito Santo e a do Pai, Deus" (Strong, Systematic Theology, pág. 223).
Ainda mesmo que a Bíblia nada dissesse da existência de um tal ser, talvez fôssemos compelidos a crer na sua existência como uma explanação do poder sutil e escravizador do pecado.

I.              A ORIGEM DE SATANÁS

A existência de um ser ímpio tal como Satanás é, em face de nossa crença em Deus como sendo infinitamente santo e, contudo criador de todas as outras coisas apresenta esta pergunta inescapável: Como vamos dar conta de sua existência?
Cético tem imaginado que a pergunta: Quem fez o diabo? Oferece uma objeção irrespondível à doutrina cristã de Deus. Mas a Bíblia responde a esta pergunta clara e razoavelmente.

      1.    SATANÁS, UM ANJO DECAÍDO.

Afirmamos isso pelas três seguintes razões:

   1)  Ele é da mesma natureza que os anjos. 
As obras atribuídas ao diabo tornam tarefa a nós impossível compreendê-lo algo outro que incorpóreo. Se ele fosse material, limitar-se-ia ao espaço; e, portanto, não poderia prosseguir com as obras universais de impiedade a ele atribuídas na Bíblia

    2)  Ele é o líder de certos anjos.
 Em Mateus 25:41 Cristo usa a expressão: "O diabo e seus anjos".
   
    3)  Um destino comum espera Satanás e esses anjos. 
Na passagem referida há pouco a Cristo Ele nos conta que o inferno foi preparado tanto para o diabo como para seus anjos.
Concluímos que esses anjos dos qual Satanás é o líder e de cujo castigo ele se aquinhoará são os anjos decaídos mencionados por Pedro e Judas. Parece-nos claro, então, que Satanás mesmo é um anjo decaído.
A declaração em João 8:44 para o efeito que o diabo "foi homicida desde o princípio" não precisa de ser tomada como permanecendo em conflito com o precitado. A expressão "desde o princípio" não precisa ser tomada como se referindo ao princípio da existência do diabo: pode referir-se, e cremos que se refere, ao princípio da história humana.

      2.    DADOS DA QUEDA DE SATANÁS.

Cremos que temos na Escritura duas relações fragmentárias da queda de Satanás. Referimo-nos a Ezequiel 28:12-18 e Isaías 14:12-17.
A primeira dessas passagens foi endereçada ao rei de Tiro; a segunda ao rei de Babilônia. Em ambas, mas mais especialmente na primeira, algo da linguagem é forte demais para aplicar-se a qualquer homem. Cremos que essas passagens, quais muitas outras profecias, tem uma dupla referência. Isto é verdade de algumas das profecias concernentes ao reajuntamento de Israel: sendo a sua referência imediata à volta de Israel após os setenta anos de cativeiro na Babilônia. Mas, elas fazem também uma clara referência remota ao reajuntamento de Israel disperso no fim dos tempos. Em Mateus 24:4-51 temos uma dupla referência maravilhosamente trabalhada em conjunto. A razão desta dupla referência é que a destruição de Jerusalém em 70 A. D. foi um tipo do cerco final de Jerusalém logo em precedência ao segundo advento de Cristo à terra para julgar o mundo e estabelecer o Seu reino milenial; e, sem duvida, a razão da dupla referência nas passagens que estamos considerando de Ezequiel e Isaías é que os reis de Tiro e Babilônia foram tomados como tipos "do homem do pecado" (2 Tessalonicenses 2:3,4), a "besta" do Apocalipse (Apocalipse 13 e 17), que não será senão uma ferramenta nas mãos de Satanás. Portanto, as palavras dos profetas vêem além desses reis ao poder dominante atrás deles, dirigindo-se a Satanás através dos seus representantes. Temos outros casos onde Satanás está assim endereçados. Em Gênesis 3:15 Satanás está endereçado através da serpente, seu instrumento e em Mateus 16:22,23 através de Pedro, em quem Cristo percebeu o espírito de Satanás.

1)  Referência a Satanás na sua condição Intacta.
"Tu és o Selador da soma, cheio de sabedoria e perfeito em formosura; estavas no Éden, jardim de Deus, toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti, foram preparados no dia em que foste criados. Tu eras o querubim, ungido para cobridor e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras fulgentes andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (Ezequiel 28:12-15).

2)  Referência à queda de Satanás. 
"Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência e pecaste; pelo que te lançarei profanado do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras fulgentes. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor, por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que a ti olhem. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu a ti e te tornei em cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem" (Ezequiel 28:16-18).
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva do dia? Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações? E tu dizias no teus coração: Eu subirei ao céu, por cima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei sobre as alturas das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo derribado serás no inferno, aos lados da cova. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como deserto e assolava as suas cidades? Que a seus presos não deixava soltos para suas casas?" (Isaías 14:12-17).
Destas duas relações parece claro que Satanás caiu pelo orgulho. Está isto em harmonia com as seguintes passagens:
Provérbios 16:18. A soberba precede a ruína e o espírito altivo a queda.
1 Timóteo 3:2,6. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível ... não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Por Ezequiel entendemos que Satanás ocupava lugar muito elevado entre os anjos no seu estado intacto. "Eras o querubim ungido que cobrias e eu te estabeleci, de maneira que estavas sobre o santo monte de Deus". Notai que ele não era "um querubim ungido", mas "o querubim ungido". "Ungido" quer dizer separado como um sacerdote ao serviço de Deus. "O ungido querubim que cobre" alude provavelmente ao querubim que cobria o propiciatório com suas asas no templo (Êxodo 37:9). Isto parece indicar que o diabo era o líder da adoração angélica; provavelmente ocupava o lugar que agora é ocupado por Miguel, o arcanjo.

II. A OBRA DE SATANÁS
  
      1.    O PECADO ORIGINADO NO UNIVERSO.

As passagens supra, que dão um relato velado da queda de Satanás, apontam-nos a narrativa mais antiga que temos na Bíblia sobre o pecado. Sabemos que Satanás caiu antes do homem, porquanto Satanás solicitou o homem ao pecado. "O pecado não foi uma criação mas uma origem: veio a existir pelo auxilio daquele que teve existência anterior, nomeadamente, personalidade e o poder de livre escolha. Deus não criou esse ser como o Diabo, mas como um anjo santo, o qual originou o pecado pela desobediência e se transformou no diabo ímpio que é hoje (Bancroft, Elemental Theology).

      2.    INTRODUZIU O PECADO NA FAMÍLIA HUMANA.

Gênesis 3:1-16. Há uma conexão íntima entre o que notamos de Isaías a respeito do diabo e o seu método de seduzir Eva. Satanás foi enxotado do céu porque disse: "Far-me-ei semelhante ao Altíssimo". Ele enganou Eva por dizer-lhe que, em vez de morrer como resultado de comer o fruto proibido, torna-se?ia ela "como Deus, conhecendo o bem e o mal".

      3.    POSSUI E CONTROLA O MUNDO 

Jó 9:24; Mateus 4:8,9; João 12:31; 14:30; 16:11; 2 Coríntios 4:3,4; Efésios 6:12. Deus possui o mundo (Salmos 24:1), mas, como lemos em Jó 9:24, o mundo foi dado na mão de Satanás temporariamente e Satanás o domina, sujeito a tais limitações como Deus se apraz impor. Vide Salmos 76:10.

      4.    ACUSA O POVO DE DEUS 
Jó 1:6-9; 2:3-5; Apocalipse 12:9,10. "Diabo" significa "acusador" ou "enganador".

      5.    TAMBÉM PROVA, ESCONDE, RESISTE E ESBOFETEIA.
 Lucas 22:31; 1 Tessalonicenses 2:18; Zacarias 3:1; 2 Coríntios 12:7.

      6.    PROCURA OPOR-SE E ESCONDER A OBRA DE DEUS. 
Mateus 13:39; Marcos 4:15; 2 Coríntios 11:14,15; 2 Tessalonicenses 2:9,10; Apocalipse 2:10; 3:9.

      7.    TENTA, ENLAÇA E GUIA OS HOMENS AO MAL. 
1 Crônicas 21:1; Mateus 4:1-9; João 13:2,27; Atos 5:3.

      8.    CONTROLA E CEGA OS PERDIDOS. 
João 8:44; 12:37-40; Atos 26:18; 2 Coríntios 4:4; 2 Timóteo 2:26. A cegueira em 2 Coríntios 4:4 e aquela em João 12:37-40 são o mesmo. Sua causa imediata é a depravação da natureza carnal. Diz-se que o diabo é o autor desta cegueira porque ela é o autor do pecado. Na derradeira passagem é atribuída a Deus porque é pela vontade permissiva de Deus que se concedeu ao diabo trazer o pecado ao mundo. Para mais extensa discussão desta cegueira vide o capítulo sobre a livre agência do homem.

      9.    CAUSA ENFERMIDADES. 
Lucas 13:16; Atos 10:38.

     10. TEM O PODER DA MORTE.
Hebreus 2:14.
Mas, graças sejam dadas a Deus, toda a obra de Satanás está senhoreada pela onipotência e onisciência de Deus e é feita para operar ultimadamente para glória de Deus e para o bem dos santos. Vide Salmos 76:10; Romanos 8:31; 2 Coríntios 12:7; Efésios 1:11.
Na queda de Pedro temos um exemplo excelente de como Deus é glorificado e os santos beneficiados mesmo através da tentação do diabo que atualmente produz o pecado nas vidas dos santos. A experiência de Pedro em negar a Cristo fê-lo homem diferente dele mesmo. No julgamento de Jesus ele Pedro acovardou-se ante uma criadinha, mas no Pentecostes ele topou a multidão dos crucificadores de Cristo com palavras ardentes de condenação. A queda de Pedro tirou-lhe a Fiúza em si mesmo. Assim, Satanás, buscando a completa ruína de Pedro, como ele teve a de Jó, peneirou a palha e deixou o trigo. Podemos ver também que as aflições de Satanás trouxeram no fim maiores bênçãos a Jó.

II.            O DESTINO DE SATANÁS

A noção comum que Satanás está agora no inferno não é correta. O mesmo é verdade da ideia de Satanás ficar sempre no inferno como o que inflige tormento sobre outros. Ele habita agora nos ares (Efésios 6:11,12), tem acesso a Deus (Jó 1:6) e é ativo sobre a terra (Jó 1:7; 1 Pedro 5:8). Mas, finalmente, Satanás será lançado no inferno que deixará de arder quando for destruído com os demônios e ímpios.
Já notamos que o inferno foi preparado para o diabo e seus anjos e desobedientes. Na passagem seguinte temos a relação de como ele será lançado no inferno:
"E o diabo que os enganou foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde também estão a besta e o falso profeta; e serão atormentados dia e noite para todo o sempre" (Apocalipse 20:10).
Após a sua destruição, reinará apenas o amor entre os salvos, e a angústia não se levantará outra vez. Naum 1:9.

AMÉM!

Autor: Thomas Paul Simmons, D.Th. - Adaptado por Luís Carlos Fonseca
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004 
Revisão: Charity D. Gardner e Calvin G Gardner, 05/04

terça-feira, 20 de agosto de 2013

DEPRESSÃO E DESESPERO


Nossos sentimentos de depressão e desespero contam mais a nosso respeito do que a respeito de como as coisas realmente são.
Anônimo

Os principais perigos para a mente do cristão são a depressão e o desânimo.
John R. W. Stott

O desespero é a esperança totalmente morta; a presunção é a esperança totalmente louca.
Thomas Adams

O desespero é uma obra-prima de Satanás; leva os homens diretamente para o inferno, assim como os demônios precipitaram a manada de porcos no abismo.
Thomas Brooks

O desespero é o desânimo do inferno, assim como a alegria é a serenidade do céu.
John Donne

Aquele que se desespera avilta a Divindade.
Owen Feltham

Nunca desesperarei, pois tenho um Deus; nunca agirei presunçosamente, pois não passo de um homem.
Owen Feltham

Você pode desesperar de si mesmo o quanto quiser, mas nunca de Deus.
François Fenelon

Deus não desespera de você; portanto, você não deve desesperar de si mesmo.
C. C. Grafton

Desespero e desânimo andam de mãos dadas.
William Gurnall

É impossível que entre em desespero o homem que lembra que seu Ajudador é onipotente.
Jeremy Taylor

Desespero é a obra-prima de Satanás.
John Trapp

O desespero destrói a capacidade de fazer empreendimentos.
Thomas Watson

Nunca desesperaremos enquanto tivermos Cristo como nosso líder!
George Whitefield

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

POLÍTICA E RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE!




Um burro morreu bem em frente duma Igreja evangélica e, como dois dias depois, o corpo ainda estava lá, o pastor resolveu reclamar com o Prefeito. - Prefeito, tem um burro morto na frente da Igreja há quase três dias! E o Prefeito, grande adversário político do pastor, alfinetou: - Mas Pastor, não é o senhor que tem a obrigação de cuidar dos mortos? - Sim, sou eu! - respondeu o pastor, - Mas também é minha obrigação avisar aos parentes!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

APAIXONANDO-SE PELA MULHER DO FRANKENSTEIN



Alguns pensam que Jesus pegou muito pesado com os casados quando declarou que “qualquer que olhar para uma mulher desejando-a, já cometeu adultério” (Mt5:28). Eu não concordo.
O grande problema é que Jesus sabia do perigo do fenômeno chamado “amante Frankenstein”. Vou tentar explicar melhor.

Não tem como um relacionamento estar “nas oitavas maravilhas” o tempo todo e é quando o nosso relacionamento está em baixa que o perigo do fenômeno aparece.
Vamos usar o exemplo de um homem que está passando por uma fase mais difícil no casamento: depois de um dia estressado ele sai para dar uma volta e percebe uma menina que ao passar troca um olhar e um sorriso provocante com ele, ele registra esse momento em seu coração, pois está frágil e acredita que não tem nada demais, afinal,foi apenas um sorrisinho.

No outro dia, a secretária do seu chefe veio com um vestidinho muito provocante, e ela para pra perguntar algo que ele já nem se lembra, pois não conseguiu tirar os olhos do vestido.Ele registra o vestido em sua mente, que por sinal era muito bonito mesmo.

O problema é que três dias depois, ao abrir a sua caixa de e-mail, viu que recebeu um Spam com a propaganda da Playboy daquele mês, ele nem clicou na foto, pois sabe que pode ser vírus, mas ficou encantado com os seios maravilhosos daquela atriz. E assim foi, dia após dia, com pequenas olhadas e inocentes registros montando uma mulher “perfeita” em sua mente. O que ele não sabe, ou não quer saber, é que esta mulher vai ganhar vida e se chamará mulher Frankensein.

Quem nunca ouviu, pelo menos de forma rápida, a história do monstro Frankenstein, a história de um cientista chamado Victor que, insatisfeito com sua vida, constrói uma criatura com partes humanas e dá vida a ela. A criatura que foi denominada com o sobrenome do seu criador, Frankenstein, com o tempo percebe que era diferente de todos os homens e não tinha uma parceira à altura. O monstro exige que seu criador, Victor, crie uma companheira para ele, e quando Victor se recusa a fazer tal coisa o monstro o ameaça e o persegue até matá-lo.

É isso que acontece quando o amante ou a amante Frankenstein ganha vida, a pessoa que está do teu lado, às vezes durante anos, e que tem feito de tudo por você, não tem mais valor. Não é como a mulher perfeita de nossas mentes a mulher Frankenstein. E esse monstro que agora ganhou vida te perturba e se mistura com você, cobra para si um par perfeito.

É quando você tenta fugir e é tarde demais. O monstro vai atrás de você até matar seu casamento com outra mulher qualquer, que não chegava aos pés da sua, mas que você, na escuridão de sua mente, a incorporou a sua amante chamada Frankenstein.

Sei que este artigo acabou em uma tragédia, assim como a história de Frankenstein também. 
Por isso é que Jesus já avisa que o adultério está no coração e que tudo começa com um simples olhar.

Fonte: Umadguar

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A GRAÇA "BARATA" E A GRAÇA "PRECIOSA"


Nascido em Breslau, na Alemanha, em 4 de fevereiro de 1906, Dietrich Bonhoeffer foi teólogo, pastor luterano e um dos mentores e signatários da Declaração de Bremen, quando, em 1934, diversos pastores luteranos e reformados formaram a Bekennende Kirche (Igreja Confessante), rejeitando desafiadoramente o nazismo: “Jesus Cristo, e não homem algum ou o Estado, é o nosso único Salvador”.
.
Seus últimos dois anos foram vividos na Prisão Preventiva do Exército em Tegel, até que, em 9 de abril de 1945, pouco tempo depois do suicídio de Adolf Hitler e apenas três semanas antes que as tropas aliadas libertassem o campo, foi enforcado em virtude de seu engajamento na resistência anti-nazista.
.
Em sua obra mais famosa, escrita no período de ascensão do nazismo, intitulada “Discipulado”, Bonhoeffer desenvolve o conceito de “graça barata e graça preciosa”, uma das mais belas páginas da teologia protestante. Eis um pequenino trecho:
.
“A graça barata é a graça que nós dispensamos a nós próprios”. A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado.
.
A graça preciosa é o tesouro oculto no campo, por amor do qual o homem sai e vende com alegria tudo quando tem; a pérola preciosa, a qual o comerciante se desfaz de todos os seus bens para adquiri-la; o governo régio de Cristo, por amor do qual o homem arranca o olho que o escandaliza; o chamado de Jesus Cristo, o qual, ao ouvi-lo, o discípulo larga as suas redes e o segue.
.
A graça preciosa é o evangelho que há que se procurar sempre de novo, o dom pelo qual se tem que orar a porta à qual se tem que bater.
.
A graça é preciosa porque chama ao discipulado, e é graça por chamar ao discipulado de Jesus Cristo; é preciosa por custar à vida ao homem, e é graça por, assim, dar-lhe a vida; é preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador. Essa graça é, sobretudo, preciosa por tê-la sido para Deus, por ter custado a Deus a vida de seu Filho – “fostes comprados por preço” – e porque não pode ser barato para nós aquilo que para Deus custou caro. A graça é graça, sobretudo por Deus não ter achado que seu Filho fosse preço demasiado caro a pagar pela nossa vida, antes o deu por nós. A graça preciosa é a encarnação de Deus.
.
A graça preciosa é a graça considerada santuário de Deus, que tem que ser preservado do mundo, não lançado aos cães; e é graça como palavra viva, a palavra de Deus que ele próprio pronuncia de acordo com seu beneplácito. Chega até nós como gracioso chamado ao discipulado de Jesus; vem como palavra de perdão ao espírito angustiado e ao coração esmagado. A graça é preciosa por obrigar o indivíduo a sujeitar-se ao jugo do discipulado de Jesus Cristo. As palavras de Jesus: “O meu jugo é suave e o meu fardo é leve” são expressão da graça … A graça e o discipulado permanecem indissoluvelmente ligados”.
.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

HIPOCRISIA EMPALHADA



Jesus foi sempre bem claro quanto ao que pensava de hipocrisia, Ele, conhecedor dos corações, não gostava de ver pessoas assim... E existe tanto disso tão perto de nós (e em muitos de nós)! Tem uma história popular pra se ilustrar isso, o famoso macaco Simão, que sentou no próprio rabo enquanto falava da cauda dos outros, do elefante que era curta, do tamanduá que era gigante, e por assim vai, ele seguindo como bem entendia constrangendo os outros animais, até que ele se levanta e o seu rabo está todo espanado, pior do que os outros. Coincidência, esse macaco é nosso próprio ego, pecador, evidenciando pecados alheios, a prostituta, a adúltera, o fumante... e você, narcisista?

Empalhado numa linda vitrine você é tão admirado! Morto por dentro, belo por fora. Seu conteúdo? Palha, algodão, lã, coberto por cera e verniz, numa caricatura imutável que transmite, simultaneamente, imponência e inutilidade. Olhando para aqueles bichinhos empalhados, vemos o reflexo do que já foram um dia, cheios de vigor e agora ornamentos caros. Por que será que tem tanta gente que ainda se orgulha de estar morta?

Somos todos humanos, pecadores, mas alguns de nós não sabem disso, se olhando no espelho, vendo uma suposta beleza inflamada de soberba sem alma por dentro. Não só as pessoas do mundo, mas nós que nos dizemos crentes, quando tendo nossos inúmeros defeitos não hesitamos em empinar o nariz.

Jesus é vida, ele é o Único capaz de transformar uma criatura em filho, um morto em vivo. Cara, tanta gente nesse mundo, tantas pessoas dependendo do seu testemunho, e é muito mais fácil você decorar letras de centenas de músicas do que dois versículos consecutivos. Conhecer tudo sobre seu cantor e nada sobre Jesus. E ainda apontar para os outros, e se sentir melhor, sempre tomando como referencial alguém um tanto “inferior” na sua própria rotulação, em vez de se aproximar de Jesus e ver que ainda está longe de ser como Ele.

Conselho: cuidado com o que você vê refletido, pode ser apenas o exterior. Reflita a glória de Cristo, pois não há beleza maior. De que adianta ser belo e não fazer nada, preso numa parede sem desfrutar a vida que Deus lhe dá?

Cristina no blog Cris Entra na Sala 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

MANGÁ - "MESSIAS"


"Mangá Messias" é uma original e comprometida alternativa para apresentar aos jovens a história da vida de Jesus Cristo.

MANGÁ MESSIAS, Será Que Ele Veio Para Salvar... Ou Destruir O Mundo? 287 páginasVida NovaTraduzido do inglês Manga Messiah pela Next, Manga Messias é um quadrinho no formato japonês mangá, que narra a história da vida de Jesus Cristo, desde seu nascimento até a crucificação. Publicado no Brasil pela Editora Vida Nova, com sua 1ª edição em 2008, este interessante formato gráfico traz uma adaptação dos manuscritos antigos da Bíblia para uma linguagem bastante acessível ao público jovem, mas sem distorcer o conteúdo das escrituras.
Todas as páginas possuem no rodapé as referências bíblicas.O leitor de Manga Messias encontrará uma proposta gráfica fiel ao estilo dos desenhos em mangá, com personagens expressivos em traços apurados, onde é possível captar sentimentos através de simples olhares. O livro também conta com 3 capítulos divididos em 23 subcapítulos e, ao final, traz informativos com ilustrações sobre o mapa da região, os personagens e os doze apóstolos.Para os mais críticos, o quadrinho talvez possa transmitir a impressão de desrespeito à santidade da Bíblia, sobretudo devido ao uso de expressões coloquiais e gírias que, em alguns momentos, são usadas pelos personagens.


No entanto, as falas de Jesus são livres dessa representação e todos os conteúdos tratados relatam claramente os acontecimentos narrados pelos evangelhos dos apóstolos. Assim, a obra mostra ser um excelente trabalho comprometido com as escrituras, além de uma forma alternativa de trazer às pessoas e, principalmente, aos jovens, o conhecimento da verdade de Deus.





Fontes: CristianismoHoje e Erdos